top of page

CUSTO ou DESPESA?




Há sempre uma dúvida sobre como denominar ou classificar certos gastos de uma empresa.


O conceito utilizado para se definir se um certo gasto trata-se de um custo ou trata-se de uma despesa para a empresa, será como vai ser a utilização deste gasto. Se o valor a ser pago estiver diretamente relacionado a geração da receita, deve-se denominar como CUSTO, para a maioria dos demais usos deste valor denomina-se como DESPESA.


Por exemplo: uma empresa que revende telefone celular. Quando se compra um celular para revender, este gasto deve ser classificado como CUSTO. Demais gastos da empresa como: aluguel, telefonia, energia elétrica, salários; deverão ser classificados como DESPESA.


Em resumo: CUSTO é aquilo que se paga para que, diretamente, possa se aplicar uma margem de lucro e vender, gerando receita para a empresa (produtos ou serviço que a empresa produz ou revende). DESPESA é aquilo que se gasta independentemente se a empresa terá venda ou não (exemplo: aluguel, conta de luz).


E você? Tem ainda tem dúvida sobre como classificar gastos no financeiro?

Comments


Inscreva-se na lista de e-mail da Academia MicroERP

Informe seu e-mail abaixo e recebe atualizações sobre treinamentos

  • Facebook
  • Linkedin

© 2023  AcademiaMicroERP. Desenvolvido por MicroERP Software

bottom of page